Comércio se decepciona com vendas no período de Natal

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
27/12/2013 às 06:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:01
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

As vendas do Natal de 2013 apresentaram o menor crescimento dos últimos 11 anos, segundo levantamento da Serasa Experian. Apesar das entidades do comércio já virem cortando suas projeções de crescimento, o desempenho ficou abaixo do esperado pelo setor.

No país, as vendas foram 2,7% superiores às do Natal do ano passado, menor índice da série histórica, iniciada em 2003. Entre os natais de 2011 e 2012, o aumento foi de 5,1%.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) ainda não divulgou balanço de vendas em Belo Horizonte, mas sua última projeção, feita na semana anterior ao Natal, era de um crescimento entre 5% e 6%. Caso tenha se concretizado, o faturamento do comércio da cidade girou entre R$ 3,1 bilhões a R$ 3,13 bilhões com o Natal.

De acordo com o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, o cenário econômico adverso foi responsável pelo mau desempenho do comércio. “O objetivo do consumidor (neste ano) era acertar as contas e não fazer mais dívidas”, diz.

Ele se baseia sua análise nos números de inadimplência no país. Dados da Serasa Experian apontam que a inadim-plência vinha crescendo vigorosamente nos dois últimos anos: 21,5% em 2011 e 15% em 2013. Já neste ano até novembro, a inadimplência caiu 1,5%, o que mostra a disposição dos consumidores em saldar dívidas.

O aumento dos juros e a valorização do dólar, que tornam mais caras, respectivamente, as compras a prazo e de produtos importados, também teriam afetado negativamente as vendas de Natal.

Savassi

Segundo a presidente da Associação dos Lojistas da Savassi, Maria Auxiliadora Teixeira de Souza, as vendas na região durante o Natal foram mais fracas do que o verificado em 2012. “A redução no número de vagas de estacionamento e a saída dos funcionários públicos da região ajudaram a piorar o quadro. Mas as vendas estão ruins em vários lugares, não é só na Savassi. A economia é a verdadeira culpada”, diz.

Souza, que também é diretora da Associação Comercial de Minas (ACMinas), previa que as vendas pelo menos empatassem com 2012, o que não foi possível. “Muitos lojistas nem sequer contrataram vendedores temporários neste ano”, afirma.

Grandes redes do varejo dão largada ao período de saldão

SÃO PAULO – A maioria das grandes lojas de varejo iniciou ontem o período de saldão após o Natal, com anúncios de até 70% de desconto. Nos saldões, as lojas oferecem descontos com o objetivo de queimar o estoque que não foi vendido durante o período natalino. Como as vendas deste ano foram mais fracas, é possível que os descontos tenham mais força.

Segundo Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), as grandes lojas saíram na frente, mas algumas lojas de roupas nos shoppings já iniciaram promoções. As Lojas Americanas e a Americanas.com anunciaram desconto de 20%, 40% e 60%. Extra, Casas Bahia, Submarino e Ricardo Eletro também estão dando descontos.
A C&A anunciou desconto de até 60% em suas lojas e a Marisa, até 70%.

Trocas

Sobre as trocas de presentes de Natal, o prazo é de até 30 dias para produtos com defeito (nos casos dos bens não duráveis, como roupas e calçados), e de 90 dias no caso dos duráveis (eletrônicos, eletrodomésticos etc). O vendedor tem até 30 dias para resolver o defeito do produto.

No caso do comércio eletrônico, o consumidor tem até sete dias para desistir da compra, por escrito, com a devolução do produto caso este já tenha sido entregue.
 

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