Companhias do setor de petróleo devem divulgar balanços fracos

Estadao Conteudo
18/07/2015 às 08:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:57

Mesmo com os preços do petróleo recuando das baixas atingidas no início do ano, os balanços das empresas do setor no segundo trimestre não devem ser muito bons, com essas companhias ainda pressionadas. O petróleo nos EUA e o Brent registram queda de cerca de 40%, na comparação com o segundo trimestre de 2014, e os preços baixos do gás também são um problema, particularmente diante do fato de que muitas das principais companhias de petróleo agora produzem tanto quanto, se não mais, gás quanto petróleo.

Isso significa que os investidores devem se preparar para mais uma rodada fraca de resultados, quando as grandes empresas do setor divulgarem seu desempenho no segundo trimestre, mais adiante no mês.

O banco de investimentos Oppenheimer tem uma visão particularmente sombria sobre o que está por vir. Segundo ele, as principais empresas do setor devem divulgar seus resultados mais fracos no trimestre em cinco anos. Isso após um primeiro trimestre fraco, quando as companhias tiveram de lidar com o preço do petróleo recuando para as mínimas em seis anos, abaixo de US$ 50 o barril. O Oppenheimer prevê que os resultados da BP PLC recuem 30% no trimestre ante o anterior e os da Royal Dutch Shell caiam 18%. Já o Morgan Stanley espera uma queda na receita das principais empresas de cerca de 5% na comparação trimestral.

Diante disso, os investidores devem enfatizar mais o quão bem-sucedidas as empresas têm sido no corte de custos. Há indicações de que as companhias conseguiram negociar melhores contratos, algo crucial para convencer os acionistas de que elas conseguirão lidar com a baixa nos preços das commodities. Isso será ainda mais importante já que analistas cada vez mais acreditam que os preços devem seguir baixos por mais tempo, com a alta produção de petróleo nos EUA e a perspectiva de maior exportação iraniana. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por