Cenário traçado no levantamento também mostra que as pessoas estão em busca de agilidade no atendimento
Maioria dos presentes deve ir para os filhos, que vão ganhar, principalmente, roupas e brinquedos (Prostooleh/Freepik)
Os shoppings devem ser os locais mais procurados pelos consumidores de Belo Horizonte para adquirir os presentes de Natal. Quase 40% das famílias pretendem escolher os centros de compras, conforme aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). A maioria dos mimos deve ir para os filhos, que vão ganhar, principalmente, roupas e brinquedos.
Conforme o levamento da CDL, a intenção dos consumidores é comprar, em média, dois presentes, gastando em média R$ 517,02. Na comparação com o valor médio por presente do ano anterior, observa-se aumento de 47%, passando de R$ 175,42 para R$ 258,51. A pesquisa ouviu 200 pessoas, de 25 a 27 de novembro.
* A soma dos percentuais supera 100%, pois os entrevistados podem mencionar mais de um local.
O levantamento também mostra os motivos que influenciam os consumidores na escolha do local de compra. Confira:
A pesquisa da CDL também mostra que filhos e a mães serão os mais presenteados no Natal. “Esses grupos refletem as relações familiares mais próximas e prioritárias para os consumidores na hora de investir em presentes de maior valor. A expectativa é que eles recebam itens como brinquedos, calçados e roupas, considerando o tíquete médio dos produtos mais citados pelos entrevistados”, afirmou Marcelo de Souza e Silva.
Roupas, brinquedos e calçados, nessa ordem, serão os produtos mais procurados pelos consumidores, de acordo com a pesquisa. Veja a lista:
O pagamento à vista será a escolha de 60,9% dos consumidores. Já para 35,9%, o pagamento à prazo, com uma média de quatro parcelas, será a principal modalidade.
“Tanto para os que irão pagar à vista quanto para os que devem escolher o parcelamento, o principal motivo para a escolha desta forma de pagamento é o controle de gastos e a praticidade”, explica o presidente da CDL/BH.
O pagamento à vista citado pelos entrevistados será realizado das seguintes formas:
A pesquisa da CDL também mostrou que o comércio de Belo Horizonte está otimista com as vendas de Natal. A expectativa é que R$ 2,5 bilhões sejam injetados na economia. O valor é 1,55% maior do que o registros em 2023.
Conforme o levantamento, 67% dos comerciantes acreditam que as vendas serão melhores neste ano. Para potencializar as vendas, sete em cada dez vão investir em divulgação e 66% na variedade do mix de produtos. A decoração da loja foi citada por 48% e 29% vão flexibilizar as formas de pagamento.
"Temos uma boa expectativa para o período e o comércio está preparado para atender às demandas da temporada. O supertrimestre tem sido muito positivo, com bom desempenho no Dia das Crianças e na Black Friday. Agora, com o Natal, esperamos encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 2,78% nas atividades do varejo", afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
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