O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu pela quinta vez seguida na sondagem divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O ICST recuou 9,8% no trimestre encerrado em agosto na comparação com o mesmo período de 2011 e atingiu 122 pontos. No trimestre encerrado em julho, a queda havia sido de 9,9%, na mesma base de comparação. De acordo com a FGV, o resultado mostra que a atividade do setor de construção civil segue em ritmo moderado.
A nova queda verificada em agosto foi motivada pela piora na percepção das empresas em relação ao momento presente. No trimestre encerrado em agosto, o Índice da Situação Atual (ISA-CST) recuou 11,8%, ante baixa de 10,6% em julho. O indicador atingiu os 112,9 pontos, ante 115 pontos registrados no período de três meses até julho.
O Índice de Expectativas (IE-CST) recuou a uma taxa menor em agosto em relação ao verificado no trimestre terminado em julho - recuo de 8,1% ante queda de 9,2% na leitura anterior. O IE-CST atingiu 131,1 pontos, ante 132,6 pontos observados na leitura de julho.
http://www.estadao.com.br