Confiança do consumidor cai 8 pontos em março, diz ACSP

Francisco Carlos de Assis
14/04/2014 às 12:21.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:07

A confiança do consumidor brasileiro caiu 8 pontos na escala do Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) em março, de 145 pontos em fevereiro para 137 pontos. São dois os fatores que, segundo ACSP, podem ter levado a essa queda da confiança: a estiagem e a inflação, em especial a dos alimentos.

Ainda de acordo com a ACSP, estes dois fatores também podem estar por trás da queda da confiança do consumidor em relação ao emprego e à sua situação financeira futura. Por consequência, a intenção de compras de carros e imóveis também foi menor em março.

Há um ano, o INC marcava 149 pontos e em 2012, 164 pontos. Os técnicos da ACSP ponderam, no entanto, que apesar da queda registrada em março, o indicador de confiança não gera preocupação por não ter se estabilizado, ainda, abaixo dos 100 pontos, que é a marca divisória entre otimismo e pessimismo dos consumidores.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por