(Frederico Haikal)
O novo aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, deveria estar pronto neste sábado (31), mas continua cheio de tapumes e operários. Diante da impossibilidade de conclusão das obras no prazo, um esforço de última hora está sendo empreendido para dar uma “cara” mais atraente ao terminal, com nova iluminação, novas placas de sinalização, salas de embarque maiores e melhorias no acesso viário.
Nesta sexta-feira (30), o aeroporto ainda era um canteiro de obras, com operários dividindo espaço com passageiros, a seis dias da primeira delegação estrangeira – o Chile – desembarcar na Capital.
Apesar dos transtornos em virtude do grande número de intervenções ainda em curso, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infaero) garantiu, nesta sexta, que o aeroporto estaria apto a receber turistas e delegações no sábado.
Em visita ao terminal, o Hoje em Dia constatou que as “intervenções imediatas” aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última quarta-feira estão em fase adiantada, mas alguns atrasos chamaram a atenção, como as lojas fechadas e em obras.
Parte das intervenções são tocadas pela concessionária BH Airport, que apesar de ainda não ter assumido a concessão do terminal, se antecipou e disponibilizou sua expertise para socorrer a Infraero.
A revitalização e atualização da sinalização estavam em curso, assim como a da nova iluminação. A troca do carpete ainda não havia sido feita, mas segundo os operários o trabalho seria realizado na noite desta sexta-feira. A limpeza e sinalização dos acessos viários e as melhorias nos sanitários aparentemente não haviam sido iniciadas.
A promessa da BH Airport, concessionária que administrará Confins, é transformar o terminal em referência. Esse aeroporto de “classe mundial” os turistas que vierem a Belo Horizonte para o torneio internacional de futebol não irão conhecer.
A Infraero, que ainda é a responsável pelo terminal, não concedeu entrevista, mas informou, em nota, que a maior parte das obras visando a Copa será concluída. A autarquia federal sustentou que a ampliação do saguão de embarque fica pronto neste sábado, assim como a cobertura da antiga via de acesso. Além disso, as nove pontes de embarque previstas foram instaladas, assim como quatro dos oito elevadores. Dos cinco novos acessos de embarque, dois ainda não estavam prontos. A reforma do estacionamento e do terraço panorâmico estavam concluídos.
Segundo o Portal da Transparência, apenas 42% do investimento em Confins visando a Copa do Mundo haviam sido realizados. O montante contratado é de R$ 479 milhões e o executado soma R$ 201 milhões.