Consumo ainda tem potencial de expansão, diz Meirelles

Ricardo Leopoldo
14/09/2012 às 12:46.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:17

O ex-presidente do Banco Central no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Henrique Meirelles, afirmou que o consumo das famílias no Brasil ainda tem um potencial marginal de expansão. Segundo ele, a situação do País é diferente em relação ao apresentado por outras nações, como a dos EUA, onde o endividamento dos cidadãos era muito grande nos últimos anos e passa por um processo de desalavancagem, o que não permite o avanço expressivo da demanda agregada.

"Os EUA sofreram com problema de redução de consumo", destacou Meirelles. "O Brasil tem uma situação estrutural diferente, pois o sistema financeiro é saudável e a dívida pública é cadente", disse.

De acordo com Meirelles, a estabilidade econômica registrada nos últimos anos gerou um bônus ao Brasil, o que permitiu alguns efeitos positivos, como a elevação do crédito, que subiu de 25% para 50% do PIB.

Para Meirelles, a expansão da geração de empregos no Brasil está chegando ao limite, o que deve provocar uma moderação no ritmo de concessão de crédito às famílias.

Meirelles acredita que o País tem perspectivas favoráveis de incremento da economia nos próximos anos, desde que invista mais em infraestrutura e aumente o nível de eficiência das empresas. "O Brasil está entrando na fase da produtividade, depois de ter passado pela fase da estabilização", comentou.

Segundo o ex-presidente do BC, é fundamental que o avanço dos investimentos em infraestrutura no País conte com a maior participação de empresas particulares. "O Estado não tem recursos para realizar investimentos sozinho. A abertura para o setor privado é absolutamente necessária. A boa notícia é que há investidores interessados nesses projetos", destacou. Meirelles participou na manhã desta sexta-feira de fórum da revista Exame.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por