Conta de água em Minas ficará mais cara a partir de 13 de maio

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
13/04/2013 às 10:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:47

A conta de água ficará 5,25% mais cara a partir de 13 de maio. O reajuste vale para 620 municípios mineiros, onde a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é responsável pelos serviços de água e esgoto. O aumento começa a ser aplicado no próximo mês, e já aparece no boleto de junho.

O índice foi divulgado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), ontem, e terá aplicação por um ano.

Segundo a Arsae, o reajuste abaixo da inflação, de 6,33% no período de maio de 2012 a abril de 2013, foi possível, principalmente, graças ao efeito da redução da tarifa de luz.

“Os custos da Copasa com energia elétrica serão menores em decorrência da redução promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, nas tarifas da Cemig, razão pela qual o índice de reajuste das tarifas de água e esgoto é cerca de 1,1% menor do que seria”, diz o comunicado do órgão regulador.


Tarifa social

O menor efeito sentido pelos usuários também é resultado de uma compensação referente ao cadastramento das famílias beneficiadas pela Tarifa Social.

Segundo a agência, o nível de cadastramento realizado pela Copasa mostrou-se abaixo do potencial previsto pela Arsae (30% dos volumes faturados e das economias das faixas de consumo até 20 m³).

“Dessa forma, por ter arrecadado receita acima do previsto nos últimos 12 meses, a Copasa terá de devolver, através de redução da tarifa no próximo período tarifário, quase R$ 54 milhões”, informa a nota técnica.


Dobro

Contudo, desde a alteração dos critérios de enquadramento, a Arsae afirma que o aumento do número de famílias beneficiadas em menos de um ano foi expressivo. Na verdade, o número quase dobrou, passando de 317 mil para aproximadamente 700 mil.

A Arsae utilizou pela terceira vez a metodologia de reajuste definida em março de 2011.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por