Contagem regressiva para acertar as contas com o Leão

Iêva Tatiana - Do Hoje em Dia
18/02/2013 às 09:23.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:05
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

A menos de duas semanas do início do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, o contribuinte que teve rendimento anual acima de R$ 19.645,32, no ano passado, deve começar a se organizar para o acerto de contas com o Leão. Nesta semana, a Receita Federal deve publicar a instrução normativa com as regras para declaração de 2013, mas não são esperadas grandes alterações.

A Receita receberá as declarações entre os dias 1º de março e 30 de abril. Para quem quer receber a restituição nos primeiros lotes, é importante enviar as informações logo nos primeiros dias. Terão prioridade na restituição aqueles com mais de 60 anos, beneficiados pelo Estatuto do Idoso.

Desde o último dia 7, os contribuintes podem baixar e instalar a nova versão 1.03 do Receitanet, programa de envio das declarações.

Para fazer a atualização, o contribuinte deve entrar no site da Receita e, à direita da tela, no ícone “Onde encontro”, clicar em “Receitanet”.


Modelo

Segundo o advogado especialista em direito tributário Thiago Carvalho, é importante que o contribuinte faça uma simulação no próprio site da Receita para verificar qual declaração é mais vantajosa, a simplificada ou a completa.

“Quando o valor da renda é baixo, por exemplo, o modelo simplificado é melhor”, afirma Carvalho. O desconto simplificado de 20% substitui as deduções, como educação e saúde, por exemplo, e o contribuinte fica dispensado de apresentar os documentos que comprovem esses gastos, ao contrário do que ocorre na declaração completa.

Nos dois casos, o contribuinte precisará do informativo sobre rendimentos da empresa onde trabalha e do informativo sobre aplicações financeiras dos bancos onde tem ou teve conta, orienta o professor de contabilidade da Faculdade IBS/FGV Walter Morais.

“A Receita faz o cruzamento dos dados. Por isso, as informações precisam estar muito bem registradas, para que não haja problemas com a malha fina”, diz Morais.

Se a opção for pela declaração completa, será preciso ter em mãos todos os recibos ou notas fiscais que comprovem gastos com educação, saúde e moradia.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por