O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, avaliou como positiva a decisão da Corte Constitucional da Alemanha, que ratificou nesta quarta-feira o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês). "Acabou de sair a decisão da corte suprema alemã de que o fundo é constitucional para aquele país. É uma notícia que deu mais tranquilidade aos mercados", comentou, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Segundo ele, a aquisição de títulos de um a três anos de maturidade de países da periferia da zona do euro também alivia pressões sobre as emissões soberanas. "As Transações Monetárias Completas (OMT, na sigla em inglês) também trouxeram mais tranquilidade", disse. Para Tombini, há no cenário internacional o início de um encaminhamento de uma solução para a Europa. "É um círculo vicioso que se tenta quebrar. Não são soluções definitivas para a questão europeia, mas medidas que evitam ocorrência de eventos extremos", considerou.
Sobre a China, o presidente do BC destacou que há uma moderação das taxas de crescimento. "O crescimento esperado ainda é elevado, de 7,5%, mas bastante mais moderado do que o pico de crescimento daquela economia. O foco da economia global continua na economia europeia", avaliou.
http://www.estadao.com.br