Desemprego tem ligeira alta na Grande Belo Horizonte

Do Hoje em Dia
30/08/2012 às 06:43.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:52
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

O desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) registrou ligeira elevação em julho. O índice saltou de 4,8% em junho para 5% no mês passado, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação João Pinheiro (FJP). Em julho no ano passado, a taxa de desocupação na RMBH estava em 7,6%. Nos últimos 12 meses, houve uma redução de 66 mil pessoas no contingente de desempregados.

Houve uma diminuição dos postos de trabalho entre os assalariados (21 mil), reflexo dos cortes no setor privado (11 mil) e no setor público (10 mil). A PED apurou também uma redução no contingente de desempregados com carteira assinada (22 mil) e um acréscimo de 11 postos de trabalho entre os assalariados sem registro.

Por outro lado, a PED constatou um aumento no número empregos nas “demais posições de ocupações (4 mil), entre os autônomos (13 mil) e entre os trabalhadores domésticos (3 mil).

Indústria

Por segmento ocupacional, houve queda nos postos de trabalho na indústria de transformação (10 mil), no setor de serviços (2 mil) e na construção civil (1 mil). O emprego no comércio e reparação de veículos registrou mil novas contratações mas, em relação ao mesmo período de 2011, a retração no número de vagas chega a 3 mil.

O tempo gasto para que o trabalhador encontrasse uma vaga de emprego em julho foi de 25 semanas, uma a mais em relação ao mês anterior e nove a menos comparado a julho do ano passado, quando eram gastos 34 semanas.

Rendimento

O rendimento real médio dos ocupados ficou em R$ 1.359 em julho deste ano, queda de 5,2% em relação a igual mês de 2011 e de 1,5% na comparação com maio deste ano.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por