Dieese e Sindifisco querem revisão do sistema tributário

Carla Araújo
04/04/2013 às 14:21.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:32

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) lançaram, nesta quinta-feira, uma cartilha com 10 propostas de revisão do sistema tributário. Segundo o Dieese e o Sindifisco, o objetivo é torná-lo "mais justo".

O principal ponto defendido na cartilha é o de que as cobranças incidam mais sobre aqueles com renda mais elevada e que, portanto, segundo os órgãos, "teriam mais condições de pagá-las". Dentro dessa proposta, há pelo menos três sugestões: tributação de bens supérfluos e de luxo, cobrança de Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de aeronaves e embarcações e criação do imposto sobre grandes fortunas.

As demais propostas focam no aperfeiçoamento do sistema de tributação, como a correção da tabela do Imposto de Renda - "de forma a melhorar sua progressividade" -, tributação de lucros e dividendos distribuídos e aumento dos impostos sobre propriedade da terra. Além disso, a cartilha sugere a desoneração permanente da cesta básica. Segundo o Dieese e o Sindifisco, por se tratarem de itens de primeira necessidade, a medida seria uma forma de "reduzir o impacto dos impostos para as famílias de menor renda".
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por