(Marcelo Prates)
O plano diretor da Eletrobras para o período 2013/2017 estabeleceu medidas executivas que preveem contingenciamento em 20% do orçamento de materiais, serviços e outras despesas para todas as empresas do grupo neste ano. Conforme a companhia, a medida e outras iniciativas em elaboração potencializarão uma redução do custeio de 30% nos próximos três anos.
O plano prevê ainda a conclusão em 90 dias dos estudos para a reestruturação do negócio de distribuição, além da criação imediata de comitê executivo na Eletrobras para supervisão e acompanhamento do empreendimento Angra 3; criação, em 90 dias, da SPE Eletrobras Corrente Contínua Transmissora de Energia para unificação e integração das atividades de operação e manutenção do sistema de transmissão do Madeira; e a criação na holding de um órgão para a gestão centralizada de assuntos regulatórios.
Reestruturação
O plano diretor da Eletrobras também prevê a reestruturação do modelo de negócio societário, organizacional, de governança e gestão, contratando para isso uma consultoria. A Eletrobras ressalta que a reestruturação do modelo de negócio terá orientação, estratégia e acompanhamento periódico do Conselho de Administração.
"O plano diretor de negócios e gestão traz consigo um inequívoco potencial de mudanças rápidas que conduzirão a construção de um novo patamar de integração, rentabilidade e sustentabilidade para o Sistema Eletrobras", afirma a companhia.
http://www.estadao.com.br