Expectativa da empresa é que 'Maquinona' chegue a 465 restaurantes até março de 2026
Clientes podem ganhar descontos e “cashbacks” em restaurantes que contam com maquininha de cartão da iFood (Maurício Vieira /Hoje em Dia / Arquivo)
SÃO PAULO - A plataforma de delivery iFood quer ampliar a presença da maquininha de cartão da empresa, batizada de “Maquinona”, nos restaurantes de Belo Horizonte. Atualmente, o sistema está presente em 62 estabelecimentos da capital mineira e a expectativa do app é que, até março de 2026, 465 restaurantes belo-horizontinos estejam utilizando o equipamento.
Com o equipamento, os restaurantes podem oferecer descontos e “cashbacks” aos clientes, na tentativa de “fidelizar” os consumidores. De acordo com o head, o aparelho reúne funcionalidades de pagamento, inteligência de dados e recursos de marketing que ajudam os estabelecimentos a aumentarem suas vendas, tanto no atendimento presencial quanto nas entregas.
“Belo Horizonte é um polo gastronômico reconhecido nacionalmente, com empreendedores criativos e antenados nas tendências do setor. Levar a ‘Maquinona’ para BH é mais um passo do nosso compromisso em apoiar a digitalização e o crescimento sustentável dos restaurantes brasileiros”, afirma Rafael Coda, head de pagamentos do iFood Pago.
De acordo com o head, o aparelho reúne funcionalidades de pagamento, inteligência de dados e recursos de marketing que ajudam os estabelecimentos a aumentarem suas vendas, tanto no atendimento presencial quanto nas entregas.
“A entrada em BH reforça nossa presença em uma das regiões mais importantes do país e confirma o potencial da Maquinona como aliada dos restaurantes que querem crescer com base em dados, eficiência e proximidade com o cliente”, destaca Coda.
Conforme o iFood, restaurantes que adotaram a tecnologia relataram, em média, um aumento de 12% nas vendas. O sistema já é utilizado em cidades como São Paulo, Goiânia, Brasília e Curitiba.
Ainda de acordo com a plataforma, a “Maquinona” já movimentou mais de R$ 724 milhões em volume transacionado e identificou mais de 550 mil usuários.
“Belo Horizonte é um polo gastronômico reconhecido nacionalmente, com empreendedores criativos e antenados nas tendências do setor. Levar a Maquinona para BH é mais um passo do nosso compromisso em apoiar a digitalização e o crescimento sustentável dos restaurantes brasileiros”, afirma Coda.
A cafeteria e padaria artesanal Coisa de Vó, localizada no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, obteve um aumento de 40% em suas vendas ao utilizar a Maquinona do iFood.
“O Coisa de Vó passou a receber mais clientes e, com o uso da Maquinona, eles são premiados cada vez que consomem no nosso salão. Além disso, os consumidores recebem descontos para voltar e sabem em primeira mão das nossas novidades via WhatsApp. Isso aumentou nosso faturamento e a recorrência dos clientes no estabelecimento”, disse Gustavo Andaki, proprietário do Coisa de Vó.
*Repórter viajou a convite do iFood
Leia mais