As encomendas à indústria da Alemanha aumentaram 3,8% em junho, na comparação com maio, em termos sazonalmente ajustados, informou o Ministério da Economia. O resultado superou a previsão dos economistas consultados pela Dow Jones, que previam alta mensal de 1,0%. Em relação a junho do ano passado, as encomendas cresceram 3,4%, em termos não ajustados.
Com os dados de junho, as encomendas à indústria alemã subiram 1,2% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro, e a média móvel de três meses, de abril a junho, avançou 0,4% ante o período de março a maio.
As encomendas domésticas subiram 3,3% em junho, depois de caírem 1,7% em maio, enquanto as encomendas do exterior aumentaram 4,2%, puxadas por um salto de 10,0% na demanda da zona do euro. Com relação a países de fora da zona do euro, as encomendas subiram 0,9% em junho.
No segmento de bens de capital as encomendas subiram 6,8% em junho, após uma queda de 0,6% em maio. As encomendas de investimento estrangeiro cresceram 7,3%, incluindo um ganho de 20,2% na demanda de países da zona do euro - provavelmente resultante do Paris Air Show.
Por outro lado, as encomendas de bens de consumo caíram 0,2% em junho ante maio, após o recuo de 2,3% em maio ante abril. As encomendas de bens intermediários diminuíram 0,2%, depois de subirem 0,1%. Fonte: Market News International e Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br