Endeavor seleciona empresas com potencial de expansão em Minas

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
14/04/2013 às 08:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:48

Aproximadamente 88% da população brasileira reconhece os empreendedores como geradores de emprego. O número é o mesmo nos Estados Unidos e quase 20% maior do que no Japão. Em meio às melhores percepções sobre o empreendedorismo, as pessoas entendem que ter um negócio próprio é assumir responsabilidades, poder oferecer oportunidades, “colocar a mão na massa”.

E mais. Três em cada quatro brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser empregado ou funcionário, enquanto metade dos americanos tem a mesma ambição.

As informações fazem parte da Pesquisa Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções, divulgada pela equipe da Endeavor Brasil, com o apoio da Ibope Inteligência. Organização internacional sem fins lucrativos, a Endeavor foi a campo com o intuito de desenvolver seu próprio negócio: promover o empreendedorismo de alto impacto no país.

No Brasil desde 2000, a ONG chegou a Minas há dois anos. Por enquanto, o portfólio conta com cinco empresas no Estado: Mastermaq (fornecedora de software para escritórios de contabilidade), ABC da Construção, MXT (tablets industriais e soluções em mobilidade), ToLife (plataforma de gestão de serviços de urgência e emergência em unidades de saúde) e Oil Check (laboratório de análise de óleo lubrificante).

Na média anual, desde que passaram a fazer parte da Endeavor, essas companhias aumentaram o faturamento em 45%. A meta é selecionar mais três empresas com alto potencial de crescimento neste ano.

“Auxiliamos empreendedores que têm chance de crescer. Conectados a uma rede de voluntários composta pelas principais lideranças empresariais no país, eles podem expandir os negócios rapidamente e gerar milhões de empregos, proporcionando a seus funcionários mais renda”, diz a nova coordenadora da Endeavor-MG, Amanda Cattoni.

E os voluntários são conselheiros de peso. Laércio Consentino (grupo Totvs), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) e Vicente Falconi (consultor em gestão e escritor) integram a lista de 450 “mentores” no país. Por aqui, fazem parte do time Salim Matar (Localiza), Rubens Menin (MRV), Sérgio Cavalieri (Asamar) e Sebastião Bonfim (Centauro). “Mais do que mentores, eles levantam nossa bandeira e doam recursos”, afirma Amanda.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por