Estoque menor fará produção se recuperar, prevê Anfavea

Adriana Fernandes
08/08/2012 às 20:15.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:18

O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, estimou uma recuperação na produção das montadoras. Segundo ele, com a redução do nível de estoque, começa a elevar o nível de produção para automóveis e comerciais leves.

Ao deixar na noite desta quarta-feira a sede do Ministério da Fazenda, o executivo se mostrou confiante na retomada da atividade econômica brasileira no segundo semestre. Moan disse estar "convicto" do cenário positivo para o Produto Interno Bruto (PIB) e afirmou que, com o crescimento da economia e maior disponibilidade de crédito, a perspectiva é positiva para o setor automotivo nos próximos meses, com recuperação da produção. Ele previu um crescimento das vendas de 4% em 2012.

"Estamos trabalhando com crescimento maior e a disponibilidade maior de crédito será suficiente para manter as vendas, independentemente da prorrogação (da redução) do IPI", declarou a jornalistas. A redução do IPI para o setor automotivo termina no fim deste mês.

Ele citou que o nível de estoque caiu de 43 dias em maio para 25 dias em julho e é por isso que aposta na recuperação do nível de produção. Ele também mencionou como positiva a melhora do crédito e disse que, para cada 10 pedidos de financiamento atualmente, sete são aprovados. O número já chegou a três em momentos mais críticos e agora está se normalizando.

Moan esteve reunido no Ministério da Fazenda para discutir as regras do novo regime automotivo. Segundo ele, a Anfavea apresentou suas contribuições e debateu medidas para operar com o novo regime. Ele espera que a nova regulamentação dê segurança ao setor para novos investimentos. As montadoras projetam investir US$ 22 bilhões entre 2012 e 2016.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por