(Arquivo/Agência Brasil)
Lojistas do varejo belo-horizontino estão com expectativas positivas para as vendas de Natal deste ano, conforme apontou uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (27), o aumento das vendas no período deve aumentar em 3,62% em relação ao ano passado, sendo que a movimentação deve chegar a R$ 3,39 bilhões somente na capital.
Outro dado positivo para o comércio é o aumento do tíquete médio em relação ao ano passado. O índice, que aponta o gasto médio em cada presente, é de R$ 102 em 2019, valor 16,2% maior do que o registrado em 2018. O número de presentes que os consumidores estão dispostos a comprar seguiu a média do ano passado, de quatro presentes.
Entre os produtos preferidos, a tendência por roupas e calçados se manteve, sendo que 84,6% dos entrevistados vai presentear com vestuário e 43,4% com calçados. Em seguida, vêm brinquedos (42,3%) e joias e bijuterias (7,4%).
O local onde os presentes serão comprados também foi um dos tópicos da pesquisa, e as lojas de rua são as preferidas dos consumidores. Dos entrevistados, 69,3% vão comprar nos espaços, 19,1% pretendem fazer compras de natal em shoppings e 11,6% afirmaram que pretendem comprar pela internet.
Funcionamento
Com o alto volume de vendas, muitas lojas, tanto de rua quanto em shoppings centers, devem estender o horário de funcionamento. Segundo o presidente da CDL-BH Marcelo Souza e Silva, os trâmites para viabilizar a segurança e a logística desses dias já estão em andamento.
A operação de segurança natalina realizada anualmente pela Polícia Militar será lançada nesta quinta-feira (28).