As exportações de calçados em dezembro surpreenderam positivamente e tiveram um acréscimo de 10% na comparação com o mesmo mês de 2013, alcançando US$ 119,25 milhões em pares embarcados para o exterior, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
A recuperação em dezembro, no entanto, não foi suficiente para reverter o quadro de queda no acumulado do ano, que ficou em 2,6%. No ano passado foram exportados 129,5 milhões de pares por US$ 1,067 bilhão, cerca de US$ 30 milhões a menos do que em 2013. Em pares, porém, a recuperação foi positiva em 5,4%. A explicação da diferença, de acordo com Abicalçados, passa pela queda de 7,5% no preço médio do produto embarcado, que ficou em US$ 8,24.
De acordo com o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o ano registrou um "empate técnico" devido ao desempenho melhor nos embarques de dezembro. Segundo ele, alguns fatores explicam o resultado de dezembro, como o câmbio mais favorável. "A valorização da moeda norte-americana, se confirmada em 2015, deve melhorar os níveis dos embarques", afirmou.
Destinos
No ano passado, os Estados Unidos compraram 11,85 milhões de pares de sapatos brasileiros, o equivalente a US$ 193,67 milhões, 2,2% mais do que o registrado em 2013. Só em dezembro, foram exportados 1,45 milhão de pares, o equivalente a US$ 19,77 milhões, 8% mais do que no mesmo mês do ano anterior.
O segundo principal mercado para o calçado brasileiro em 2014 foi a Argentina. A despeito das barreiras impostas e da crise que abala o país vizinho, foram embarcados para lá 7,66 milhões de pares que geraram US$ 81,68 milhões, 31,3% menos do que em 2013. Em dezembro, a Argentina foi apenas o décimo destino do produto brasileiro, com pouco mais de 216 mil pares, 24,5% menos do que em dezembro de 2013. "No mercado externo, certamente, a Argentina foi o nosso pior revés ao longo de 2014", explicou Klein.
O terceiro destino de 2014 foi a França, que comprou 8,9 milhões de pares por US$ 70,1 milhões, um ligeiro acréscimo de 0,5% ante 2013. Em dezembro, os franceses, que ficaram na segunda posição, compraram mais de 1 milhão de pares por US$ 11,36 milhões, 8,2% mais do que no mesmo mês de 2013.
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