Fabricantes de aviões estão à caça de mão de obra qualificada

Iêva Tatiana - Do Hoje em Dia
25/11/2012 às 07:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:35

Diante da falta de profissionais qualificados no mundo todo, empresas de grande porte, como a norte-americana Boeing e a brasileira Helibras, estão à procura de estudantes de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica para atender à demanda do mercado. Na semana passada, representantes das duas fabricantes participaram da Semana Claudio Barros de Engenharia Espacial, na Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A proposta do evento é aproximar engenheiros experientes e profissionais em formação para abordar questões relacionadas ao mercado de trabalho, oportunidades e qualificação.
 
Para seduzir os candidatos, a Helibras vai ofertar vagas de estágio que serão preenchidas por candidatos interessados em atuar na fabricação de aeronaves 100% brasileiras, em Itajubá, no Sul de Minas Gerais, onde está instalada a fábrica da empresa – hoje, os helicópteros vêm parcialmente montados de outros países, como a França.

De acordo com o analista de Recursos Humanos da empresa, Danilo Santana Moreira, não só a Helibras, mas o mercado, de maneira geral, passam por um processo de expansão.

“Queremos mostrar aos estudantes nossas perspectivas e que é possível construir uma carreira sólida nessa área de asas rotativas. Não comentamos faixa salarial, mas posso dizer que fica acima da de todas as outras empresas”, diz Moreira.

Parcerias

Apesar das vantagens do setor, Moreira afirma que é preciso ir além da graduação e investir em especializações. “Mas essa é a geração do imediatismo. As pessoas querem formar e começar a atuar logo, só que não dá para ser assim. É aí que muita gente desiste”.

A gerente de projetos da equipe de tecnologia da Boeing Pesquisa e Tecnologia, Nirvana Deck, palestrante do evento, também salientou a falta de mão de obra no mercado. “Existem muitas lacunas nas áreas de pesquisa e tecnologia. Faltam engenheiros qualificados no setor”.

Por essa razão, mais do que buscar interessados em atuar no processo de fabricação de helicópteros, a Helibras quer incentivar a participação dos profissionais em pesquisas. Para isso, a fabricante já firmou parcerias com outras três universidades brasileiras além da UFMG: Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. No ano que vem, outras três instituições de ensino superior vão integrar a equipe.

Leia na  edição digital do Hoje em Dia, o aprimoramento de estudantes da UFMG sobre o assunto
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por