(Divulgação)
Quatro aeroportos do interior do Estado levaram bomba no quesito segurança, nas fiscalizações feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A situação mais grave é a do terminal de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro. Estão em xeque também os de Diamantina, São João del-Rei e Varginha.
A partir de 1º de dezembro, os voos da Trip, única empresa que opera em Patos de Minas, serão suspensos. No caso de um incêndio em uma aeronave, não há caminhão e bombeiros para apagar o fogo.
Em Varginha, no Sul de Minas, os riscos são ainda maiores. Relatório obtido com exclusividade pelo Hoje Em Dia mostra que os bombeiros que trabalham no aeroporto não têm barcos para o resgate em caso de queda de aeronave no lago de Furnas, a 3,5 km da pista.
“As embarcações com motores são de grande importância para o resgate de passageiros em caso de pouso forçado no mar, em rio ou em lago”, diz Lucas Coacci, especialista em aviação.
POUCA ÁGUA
Ainda segundo o documento, o caminhão de combate a incêndio do aeroporto de Varginha tem capacidade para armazenar 1.500 litros de água, enquanto o ideal seria 6 mil litros. A Anac informou que os brigadistas de Varginha não são treinados.
Os aeroportos de São João del-Rei, na Zona da Mata, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, não têm caminhão e equipes especializadas para combater incêndios em aeronaves.
Por esse motivo, a Trip, única a oferecer voos nestas duas cidades, está operando apenas nos fins de semana.
ALTERNATIVA
A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou ter proposto à Anac a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), garantindo a compra de caminhões de combate a incêndio para Patos de Minas, Diamantina e São João del-Rei.
A licitação dos veículos foi concluída no dia 31 de outubro, e a previsão é a de que os caminhões sejam entregues no início do ano que vem. Com isso, a Setop vai pedir a agência a liberação dos voos para evitar prejuízos para a companhia e os três municípios.
Segundo a Anac, um relatório sobre a situação do aeroporto de Varginha foi entregue, no ano passado, à prefeitura, responsável pelo gerenciamento do terminal. A prefeitura informou que aguarda ajuda da Anac e do governo de Minas para melhoras as condições de segurança.