A Fitch confirmou nesta sexta-feira o rating de dívida de longo prazo em moeda local e estrangeira em "AAA", com perspectiva estável. Além disso, a agência de classificação de risco também manteve o rating alemão de emissão de títulos não garantidos em moeda local e estrangeira em "AAA".
A decisão da Fitch foi determinada porque a dívida das administrações públicas já começou a cair em relação ao produto interno bruto (PIB), movimento diferente do visto nos Estados Unidos, na França e no Reino Unido, que também tem o rating de dívida em "AAA". A proporção da dívida em relação ao PIB teria passado de 81% em 2012 para 79,4% em 2013, de acordo com estimativas da agência de classificação de risco.
Também contribuiu para a manutenção do rating o fato de o governo continuar dentro das metas fiscais de médio prazo com uma margem. Segundo a agência de classificação de risco, a economia alemã está crescendo e o novo governo de coalizão está empenhado em reduzir a dívida. Estes fatores também contribuíram para a decisão da Fitch de manter o rating da dívida do país.
A Fitch manteve a perspectiva estável, pois não prevê uma alta probabilidade para realizar uma alteração de classificação.
http://www.estadao.com.br