(Rodrigo Lima)
No início da semana, foram agraciadas, em noite de gala no Teatro Bradesco, as três empresas vencedoras do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental ciclo 2013: Fiat Automóveis, Votorantim Metais Zinco - Unidade Três Marias e Essencis Soluções Ambientais. As companhias foram homenagens por terem desempenhado uma gestão ambiental de excelência, em 2013.
Comemorando a décima edição do PMGA, a mesa foi presidida por Alceu Torres, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e ainda com presenças importantes como a do ex-governador, Antonio Anastasia, Nikhil Chandavarkar, representante do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU – UNDESA, Denise Hamú, Representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA no Brasil, Ronaldo Simão, superintendente executivo do PMGA e Silvana Rizzioli, presidente da UBQ.
Chandavarkar destacou o papel que Minas Gerais vem tendo no desenvolvimento de políticas ambientais e que o Prêmio, cada dia mais, valoriza as empresas que buscam aperfeiçoar sua gestão ambiental. “O Estado tem sido vanguarda na questão ambiental”, disse.
Já Ronaldo Simão destacou os 10 anos do PMGA e a evolução da metodologia empregada nas análises das organizações, hoje, chancelada pela ONU, PNUMA, Governo de Minas Gerais e pela União Brasileira Pela Qualidade (UBQ). “É importante reconhecermos organizações que fazem a diferença. Eles fazem mais com menos”.
As inscrições para o ciclo 2014 já estão abertas e podem ser feitas pelo site do Prêmio no endereço eletrônico www.pmga.org.br.