Governo não renovará alta de imposto de 100 importados

Eduardo Rodrigues, Adriana Fernandes e Renata Veríssimo
01/08/2013 às 16:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:35

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira, 01, que o governo não irá renovar a lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC) que vence em setembro deste ano. "Estamos aqui para anunciar a não renovação do aumento de tarifas de importação de 100 produtos, que foram elevadas em setembro do ano passado", disse Mantega.

Após reunião com o secretário-executivo do Ministério Desenvolvimento, Ricardo Schaefer, Mantega afirmou que a lista de exceção não é mais necessária, devido à valorização do dólar em relação ao real. "Aumentamos as alíquotas de insumos básicos em 2012 porque a indústria brasileira estava sofrendo assédio de importações e o câmbio não era favorável", explicou.

Segundo ele, com os insumos mais baratos a partir de outubro, a indústria brasileira ganhará competitividade. "Passado um ano, temos condição de retornar a alíquotas anteriores, ou seja, reduzi-las para os patamares originais, de forma a reduzir os custos para a indústria de transformação que utiliza esses insumos", completou.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por