(Arquivo / Hoje em Dia)
A greve dos aeronautas chega ao quinto dia nesta sexta-feira (23) em aeroportos espalhados pelo Brasil. Conforme o sindicato da categoria (SNA), após votação on-line, nessa quinta-feira (22), os profissionais rejeitaram uma proposta apresentada e mantiveram a paralisação.
Quem mais sofre com o movimento, iniciado na segunda-feira (19), são os passageiros, que lotam os terminais nessa época do ano. Os reflexos da greve também são sentidos no Aeroporto de Confins, que registra atrasos e cancelamentos na manhã desta sexta.
Um voo com destino a São Paulo/Congonhas, da Gol, com partida prevista 9h, foi cancelado. Já outro, da Azul, com direção a Ilhéus, com partida às 10h40, estava com previsão de atraso.
Já dois voos que tinham previsão de chegada a São Paulo, um por volta das 7h30 (da Azul) e outro às 8h15 (da Gol), foram cancelados.
Deliberação
Os profissionais da aviação rejeitaram a nova proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23. Ao todo participaram da deliberação 5.884 pessoas, com 59% de votos contrários. O resultado pode ser conferido aqui.
A categoria reivindica melhores condições de trabalho e reajustes salariais. “O SNA continua aberto às negociações, aguardando que as empresas enviem uma nova proposta, minimamente aceitável. Se houver uma proposta, ela será colocada em votação e, caso seja aprovada, a greve termina, se não, a greve continua por tempo indeterminado”, o informou sindicato.
A greve tem impactos nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Confins, Brasília e Fortaleza.
* Com Agência Brasil