IDV aponta alta nas vendas no varejo em julho

Vanessa Stecanella
13/08/2012 às 13:15.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:25

O segundo semestre teve um começo dentro das expectativas dos varejistas, segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). De acordo com levantamento, no mês passado as vendas no varejo cresceram 5,6% em relação a igual período de 2011, em linha com o Índice Antecedente de Vendas do IDV (IAV-IDV), estudo realizado mensalmente com os associados.

De acordo com o IDV, no entanto, o crescimento foi apoiado na expansão da rede de lojas, uma vez que houve um decréscimo de 5,34% nas vendas no conceito mesmas lojas. Em nota, a entidade destacou que, apesar do aumento da preocupação com o endividamento das famílias, a confiança do consumidor, a manutenção das baixas taxas de desocupação e a expansão da renda e do consumo ainda têm impulsionado as vendas no varejo, principalmente no segmento de bens duráveis.

O último IAV-IDV mostra que os varejistas projetam alta para agosto de 8,3% nas vendas, de 10,1% em setembro e 11,7% em outubro, em comparação com iguais meses do ano passado.

Na análise por categoria, entre agosto e outubro, o varejo de bens não-duráveis estima altas entre 6,6% e 13,6%, respectivamente. Já o setor de bens semiduráveis (vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos) projeta expansão de 8,5% a 10%, devido, principalmente, à expectativa do Dias dos Pais e, em menor escala, à chegada das coleções primavera/verão. No varejo de bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, material de construção), a previsão do IAV-IDV é de um crescimento entre 11,7% e 12,6% para o mesmo período, levando sempre em consideração os mesmos meses de 2011.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por