Indústria de materiais de construção projeta expansão de 4,5% em 2013

Folhapress
19/01/2013 às 13:23.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:47

SÃO PAULO - A aposta para 2013 é de recuperação para a cadeia da construção civil, segundo previsões da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). A entidade estima crescimento de 4,5% para indústria de materiais neste ano.

O consumo das famílias para reformas e ampliações nas residências é a principal aposta de expansão, segundo o presidente da entidade, Walter Cover. "Acreditamos que o varejo deva continuar forte em função da manutenção das políticas publicas que favorecem o crescimento da renda, do emprego e do crédito com menores taxas de juros e maiores prazos para pagamento."

Em 2012, a previsão de crescimento também foi de 4,5%, sendo revisada ao longo do ano para 3,4% e com o fechamento ainda não concluído.

"O setor imobiliário deve crescer, embora a taxas mais moderadas e devemos ver o segmento da infraestrutura deslanchando principalmente no segundo semestre, com os programas de novas concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos", avalia Cover, que aposta ainda em reforços à política de desoneração em 2013.

A entidade também aposta na proximidade da Copa de 2014 e aumento do ritmo das obras do programa Minha Casa Minha Vida, "em particular na faixa de menor renda familiar".

Entre os desafios, a qualificação da mão de obra continua sendo o maior deles, segundo a Abramat.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por