O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta segunda-feira (18) que o país está fazendo progressos para sair da crônica deflação, depois que o Banco do Japão (BoJ) aprovou uma meta de inflação de 2% no mês passado.
"A meta já está produzindo resultados, com o aumento das expectativas de inflação", declarou Abe, durante um debate parlamentar. Ele também observou que os mercados financeiros reagiram forte e favoravelmente à nova política monetária.
A meta de inflação anterior do BoJ era de 1%. Abe destacou que a política de seu governo é fundamentalmente diferente, à medida em que estabelece uma meta de inflação bem maior e pede ao BoJ que faça o necessário para realizá-la o mais cedo possível.
O primeiro-ministro salientou ainda que uma meta de inflação de 2% também significa manter o nível inflacionário sob controle.
"A meta de inflação de 2% significa continuar a flexibilização da política monetária até que o alvo seja alcançado. Isso também significa manter a inflação sob controle em torno desse nível", afirmou Abe. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br