Ligação "grátis" para a Copasa será rateada na conta de água

Janaína Oliveira - Do Hoje em Dia
01/12/2012 às 11:14.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:58
 (Maurício de Souza/Arquivo Hoje em Dia)

(Maurício de Souza/Arquivo Hoje em Dia)

Até o final deste mês, 793 municípios mineiros terão atendimento telefônico gratuito da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), 24 horas por dia. A gratuidade do serviço nas cidades onde a Copasa atua segue norma da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). O impacto na conta de água, ainda não definido, aparecerá em abril do ano que vem, quando as tarifas são reajustadas.

O órgão elaborou o cálculo do custo regulatório da medida, que ficará submetido a consulta pública até o dia 2 de janeiro de 2013.

“Como a gratuidade e a expansão do atendimento telefônico da Copasa envolvem custos de implantação e operação, é necessário reconhecer estes custos nas tarifas da empresa. Mas também é preciso garantir que os custos repassados aos usuários sejam os menores possíveis para a prestação eficiente do serviço”, diz o coordenador da área técnica responsável, Bruno Carrara.

Por isso, segundo ele, a Arsae-MG calculou o custo regulatório que será reconhecido na tarifa em vez de levar em consideração os custos integrais solicitados pela Copasa. Assim, as despesas relativas ao atendimento telefônico, que foram estimadas pela Copasa em R$ 1,94 milhão por mês, caíram 50%, para R$ 943 mil, segundo a metodologia da Arsae. A Copasa informou que está analisando o documento.

Até 2011, o 115, telefone de atendimento dos clientes da Copasa, limitava-se a poucos municípios e era o usuário quem pagava a ligação. Desde janeiro deste ano, entretanto, 12 cidades, incluindo Belo Horizonte e região metropolitana, passaram a contar com o serviço sem custo. Em agosto, outros 27 municípios, todos sedes distritais, entraram para a lista de cidades com acesso ao 115, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, e de graça.
 
A população pode dar sugestões pelo e-mail audienciapublica05@arsae.mg.gov.br.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por