Perfil do MEI

Maioria dos microempreendedores mineiros trabalha em casa, não tira férias e busca capacitações

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/05/2023 às 15:56.
O micro negócio tem baixo custo mensal de tributos em valores fixos, e pode ser uma oportunidade de realizar o sonho de trabalhar por conta própria (Freepik/Divulgação)

O micro negócio tem baixo custo mensal de tributos em valores fixos, e pode ser uma oportunidade de realizar o sonho de trabalhar por conta própria (Freepik/Divulgação)

Quatro a cada dez Microempreendedores Individuais (MEIs) mineiros trabalham em casa. A maioria com jornada superior a 8 horas em seis dias da semana. Devido à sobrecarga, quase 70% evita tirar férias, pois não conta com a ajuda de funcionários. Esse é o perfil traçado por uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Sebrae Minas, em meio às comemorações dos 15 anos da categoria.

A mesma pesquisa mostrou os desafios enfrentados pelos empreendedores no Estado. As principais são dificuldade financeira de obter recursos financeiros (50%), falta de infraestrutura adequada do negócio (33%) e de manter em dia o pagamento do Documento de Arrecadação Mensal (DAS). 

Diante dos entraves, 69% busca por capacitações e orientações relacionadas à contabilidade, gestão e funcionamento do negócio. Grande parte tem muito ou algum conhecimento em mercado (86%) e gestão (75%). 

“Hoje os microempreendedores individuais estão mais atentos às necessidades do consumidor e também as informações que podem ajudar na melhoria de seus negócios. Esse avanço é fruto do trabalho incansável do Sebrae Minas ao longo desses 15 anos para orientar o empreendedor, desde o processo de formalização até a organização gerencial e impulsionamento de suas vendas”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.  

Para analisar os desafios enfrentados por esses empreendedores e os motivos que os levaram a formalização, além de outras informações relevantes sobre a realidade desses negócios, o Sebrae Minas realizou a Pesquisa Perfil dos MEI, com 584 microempreendedores, entre 21 de abril e 1º de maio.  

A maioria dos entrevistados era formada por homens (64%), de 31 a 50 anos (64%) e com Ensino Superior (40%). Questionados sobre os motivos que os levaram a se tornar MEI, o desejo de ser um empreendedor e ter a oportunidade de dar início ao negócio (29%), flexibilidade, independência e autonomia (19%) e as vantagens em relação às de ser contratado por uma empresa (19%).

Minas conta com mais de 1,6 milhão de formalizados, ocupando o terceiro lugar no país, de acordo com dados da Receita Federal. No território mineiro, os MEI representam 64% das empresas formais e 70,5% dos pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional.

Semana do MEI 

O Sebrae promove até sexta-feira (26/5) a Semana do MEI, evento anual que conta com uma programação de oficinais, palestras e atendimento especializado para os microempreendedores individuais em todo o país. 

Em Minas, haverá mais de 400 atividades presenciais gratuitas de capacitações e orientações voltadas para os microempreendedores individuais em várias cidades. Os interessados também poderão participar de uma programação on-line diária, oferecida das 10h às 21h, no site do evento

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por