O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acenou com a possibilidade de desoneração da folha dos servidores das prefeituras. Durante encontro nacional com os novos prefeitos, a proposta foi apresentada ao ministro Mantega, que prometeu estudá-la. Mantega disse que as portas do Ministério da Fazenda estão abertas para as prefeituras.
O ministro disse que as desonerações são uma bandeira do governo. No evento, ele também falou da ampliação dos investimentos e disse que os municípios, nos próximos anos, vão se transformar em um "canteiro de obras".
Selic
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que se o Banco Central (BC) precisar subir a taxa Selic não será uma "sangria desatada". A uma pergunta de um prefeito sobre a possibilidade de alta dos juros básicos da economia, Mantega respondeu: "Essa é uma pergunta que você tem de fazer para o Banco Central. A Selic mudou de patamar, mas não significa que ela está engessada. Ela é um instrumento que pode ser utilizado para combater a inflação, como também outros instrumentos".
Para Mantega, há condições para que a taxa básica se mantenha. "Mas não posso dizer". Segundo o ministro, a Selic é uma taxa variável, não é fixa, que depende da avaliação do Banco Central. Ele admitiu que se a Selic precisar subir, não será uma "sangria desatada" como no passado. Ele acrescentou que "alguns não gostaram da queda dos juros".
http://www.estadao.com.br