O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que os investimentos programados pela Petrobras para os próximos anos elevarão a produção de petróleo no País. De acordo com ele, apesar do anúncio da autossuficiência na produção de petróleo, o Brasil passou a importar, pois o consumo cresceu. Mas o Brasil elevará sua produção e exportará o excedente, disse o ministro.
"Nos tornaremos um exportador de petróleo", disse Mantega, acrescentando que o excesso se tornará reservas para a economia brasileira e que o governo estará atento para evitar a doença holandesa, que é quando há maior exportação de recursos naturais e declínio do setor manufatureiro.
Mantega voltou a destacar que o Brasil tem elevado os investimentos ao mesmo tempo em que toma medidas para aumentar o consumo. De acordo com o ministro, a economia ideal é aquela que eleva ao mesmo tempo consumo e investimentos para que não ocorra o que acontece com as economias asiáticas, onde há excesso de investimento, mas não há tanto consumo doméstico. Ele citou o exemplo da China que depois de ter feito muitos investimentos, tenta aumentar o consumo interno. No entanto, destacou que a proporção correta seria o investimento crescer o dobro do consumo.
http://www.estadao.com.br