Méliuz devolve dinheiro a quem compra na internet

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
13/12/2015 às 09:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Depois de sites de comparação de preço e de compras coletivas, a moda agora é o cashback, nova modalidade de compra pela internet que devolve ao comprador parte do dinheiro pago em determinado produto.

Pioneiro no país, o genuinamente mineiro Méliuz é um desses sites que reúne cupons de descontos e cashback. Na prática, o usuário entra no portal da empresa, faz um cadastro, compra uma mercadoria em uma das mais de 2 mil lojas online parceiras, paga por ela e depois recebe de volta, na conta corrente, em média 5% do valor que pagou.

O prazo para o recebimento do dinheiro é de aproximadamente 30 dias e o valor mínimo é R$ 20. Segundo um dos sócios da Méliuz, Ofli Guimarães, a ideia da empresa surgiu da insatisfação com relação aos programas de fidelidade.

“Meu sócio e eu éramos estudantes do curso de economia da UFMG e usuários de programas de pontos, mas tínhamos algumas reclamações. Um dos problemas era que muitas vezes a pessoa tem que procurar uma empresa para poder vender os pontos e milhas, por exemplo. Foi então que resolvemos pensar em algo melhor”, afirma.

Vantagem

Para ele, o sistema do cashback é mais vantajoso porque é dinheiro vivo, na conta bancária, sem burocracia ou custos. “É isso que dá a vantagem em relação aos programas de pontos que só permitem que eles sejam utilizados para trocar por produtos. Aqui, dividimos nossa comissão com o cliente”, diz.

Criada em 2011 por Ofli Guimarães e o amigo Israel Salmen, a Méliuz passa ao largo da crise. A previsão é alcançar, até o final deste ano, R$ 400 milhões em vendas para as lojas parceiras. Da fundação até hoje, os números da empresa crescem exponencialmente ano após ano.

“Em 2015 estamos chegando a R$ 10 milhões devolvidos aos consumidores brasileiros. Ao passo que o e-commerce se consolida no país, os consumidores estão aprendendo a escolher os melhores formatos de compra, gerando maior volume de vendas. Assim, ganhamos nós, nossos parceiros e também as pessoas”, afirma Salmen.
  1,3 milhão é o número de clientes cadastrados na plataforma da Méliuz

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