Metalúrgicos do ABC marcam greve a partir de terça-feira

Beatriz Bulla
14/09/2012 às 22:28.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:18

Os trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC rejeitaram, no final da tarde desta sexta-feira, propostas de reajuste salarial de cinco grupos patronais e aprovaram oferta de uma das bancadas, a do setor de fundição. Com a decisão, os metalúrgicos aprovaram greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira (18) em todos os setores, com exceção da fundição.

O grupo fundição propôs 8%, que cobre a inflação de 5,39% do período, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e aumento real de 2,5%. De acordo com a assessoria do sindicato, o grupo foi o único que chegou ao índice reivindicado pelos trabalhadores.

Na segunda-feira (17), o sindicato visitará as fábricas de metalúrgicos da região para averiguarem quais empresas já realizaram aumentos salariais, ignorando a proposta do grupo ao qual estão ligadas, para fazer levantamento de quais empresas ficarão de fora da greve.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem 70 mil trabalhadores em campanha salarial, sendo 1,2 mil do grupo de fundição. O número aproximado de trabalhadores que podem cruzar os braços a partir de terça, portanto, está perto de 69 mil.

Na quinta-feira (20), às 10h, trabalhadores em campanha salarial - como os do ABC, do interior do Estado de São Paulo, ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Força Sindical, bancários e químicos - fazem manifestação em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por