em junho

Minas registra queda nas vendas no comércio e setor tem o pior desempenho no país

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
10/08/2022 às 20:51.
Atualizado em 10/08/2022 às 20:58
 (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABR)

(Fábio Rodrigues Pozzebom/ABR)

Não é à toa que os lojistas têm apostado em promoções para atrair os consumidores. O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais recuou -7,7%, entre os meses de maio e junho, na série com ajuste sazonal -  a segunda queda registrada no ano.

O dado foi divulgado nesta quarta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas 2 das 8 atividades pesquisadas tiveram bom desempenho em junho, em relação ao mês anterior, com destaque para Artigos farmacêuticos (22,8%) e combustíveis e lubrificantes (8,8%).

Já o segmento que teve pior desempenho foi o de móveis e eletrodomésticos (-21,2%), seguido por equipamentos, material de escritório, informática e comunicação (-12.3%).

No comércio varejista ampliado, o setor de veículos, motocicletas, partes e peças teve retração de -2,5% e o de material de construção apresentou recuo relevante de -11,4%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, Minas teve o pior desempenho entre todos os estados e o Distrito Federal. seguido pelo Espírito Santo (-2,5%) e São Paulo (-2,5%). E ficou bem acima da média nacional, que teve retração de -1,4% no período. 

Apesar do resultado ruim, no acumulado do ano, o comércio varejista em Minas apresenta avanço de 7,3% (4 taxas positivas e 2 negativas), bem acima dos 3,6% registrados no Brasil, desde o início do ano. 

Na comparação entre junho com o mesmo mês do ano anterior, o índice foi positivo em 14 das 27 unidades federativas. Mas, em Minas, as vendas registraram uma queda modesta de -0,1%.

Já em relação ao acumulado do ano com o desempenho do comércio no primeiro semestre do ano passado, o estado registrou avanço tímido de 1,6%, contra os 11,8% de Roraima, 8,6%, do Espírito Santo, 8,5% do Rio Grande do Sul e 7,5% do Mato Grosso.

Nos últimos 12 meses, também em relação ao mesmo período do ano anterior, Minas também apresentou recuo de -0,4%, acompanhado de 18 estados brasileiros.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por