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A partir de janeiro de 2016, Minas Gerais terá novas rotas de transporte aéreo, que irão alcançar as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Sul de Minas. A nova atividade foi tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (2).
Os voos com destino ao interior do Estado irão partir do Aeroporto da Pampulha, e serão operados pela empresa Flyways Linhas Aéreas, que escolheu Minas para inaugurar a sua atuação no mercado brasileiro. “Iniciaremos com voos de Belo Horizonte a Ipatinga (Vale do Aço), Uberaba (Triângulo), Patos de Minas e Araxá (ambas no Alto Paranaíba) e, posteriormente, chegaremos a outras cidades do interior do Estado, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo", explica o diretor-presidente da companhia, Pedro Paulo Valverde.
Atualmente, a empresa possui duas aeronaves modelo ATR 72-500, que comportam até 70 passeiros e a expectativa é de que a empresa chegue ao final do ano com um total 10 aviões, completando, após três anos, uma frota de 30 aeronaves. "Nossa proposta é voo regional, não queremos disputar outros mercados. Pretendemos partir do aeroporto da Pampulha para o interior mineiro, porque acreditamos muito em Minas Gerais e já avaliamos a capacidade aeroportuária das regiões, que comporta bem as nossas aeronaves”, informa Paulo Valverde.
Ainda segundo o diretor da companhia, o início dos voos experimentais será ainda nesta quarta-feira (2), para Uberaba e, em dezembro, a Flyways já deverá comercializar os primeiros bilhetes. Pedro Paulo Valverde abordou ainda o preparo dos profissionais da empresa, a questão da segurança e a intenção de ofertar uma tabela de custos razoável e sem grandes oscilações entre os menores e maiores preços ofertados numa mesma rota.
“Temos uma equipe muito experiente, estamos associados a uma grande companhia aérea sul-africana que nos oferece todo o seu know-how. Já temos uma completa estrutura montada no aeroporto da Pampulha. Nossas aeronaves são econômicas e nos permitirão praticar preços acessíveis e em valores regulares, que não sofram grandes alterações, como, por exemplo, para um mesmo voo cobrar R$ 200,00 na segunda-feira e R$ 1.000,00 na sexta-feira, como acontece em alguns casos”, exemplifica.
Desenvolvimento Socioeconômico
Para o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Altamir de Araújo Rôso Filho, essas novas rotas representarão benefícios socioeconômicos para o Estado. “Além das cidades citadas, já conversamos com a empresa que também deve levar voos a Varginha (Sul de Minas) e Diamantina (Região Central do Estado), preferencialmente nesta fase inicial. O projeto da companhia será valioso no desenvolvimento regional, ajudará a expandir o transporte de carga, a aperfeiçoar a logística e os aeroportos, gerando empregos”, avaliou o secretário.
Altamir Rôso destacou também a qualidade e infraestrutura do Aeroporto da Pampulha, além da proximidade com o centro de BH, o que segundo ele seria um facilitador para usuários de voos curtos.
O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Antônio Migliori, destacou também a existência de mercado para absorver as futuras ofertas da nova companhia. “Faltava no Estado uma empresa aérea que tivesse esse viés de investimento na aviação regional regular. E esta é uma aposta certeira desta companhia, porque a demanda existe”, ressaltou.
(Com ALMG)