De acordo com pesquisa da Fecomércio, 44,2% dos empresários que pretendem contratar temporários afirmam que a possibilidade de efetivação é alta ou muito alta
(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Com as festas de fim de ano se aproximando, cresce a expectativa de grande movimento no comércio. Para atender à demanda, os empresários se preparam para aumentar o número de funcionários: 17% dos varejistas consultados confirmam que vão contratar pessoal para a temporada de festas de dezembro. E deste total, 44,2% pode efetivar os temporários.
É o que aponta pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, representante do setor terciário no Estado.
“O resultado representa uma perspectiva de contratação 2,3% maior do que o esperado em 2022 e com a média de dois funcionários temporários para o período de fim de ano. Uma surpresa positiva, tendo em vista o baixo índice de desemprego do estado”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Pode ser uma boa oportunidade para quem busca um emprego fixo, já que 44,2% dos empresários do comércio das cidades pesquisadas afirmam que a possibilidade de contratação dos temporários é alta ou muito alta. A maioria das empresas deve fazer isso no mês de janeiro de 2024.
Os empresários que vão buscar novos colaboradores citam as principais dificuldades que encontram no mercado. A falta de capacitação, dificuldade para reter os funcionários, a falta de experiência e falta de profissionalismo dos contratados estão entre as mais citadas, sendo que 20% dos empregadores não veem nenhum problema para contratar.
Funções e setores
Metade das contratações temporárias será para a função de vendedor. Atendentes deverão responder por 30,30% das contratações e operadores de caixa por 16.67%. Os setores de tecido, vestuário e calçados devem contratar mais, seguidos por supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim