No Twitter, Trump reclama que Otan beneficia 'muito mais' Europa do que EUA

Estadão Conteúdo
09/07/2018 às 10:03.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:18
 (MANDEL NGAN / AFP)

(MANDEL NGAN / AFP)

O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou nesta segunda-feira, (9), que seu país gasta muito mais com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do que qualquer outra nação, o que, em sua visão, não é "justo" nem "aceitável".

"Embora esses países tenham aumentado suas contribuições (para a Otan) desde que assumi o cargo, eles precisam fazer mais", disse Trump, em sua rede oficial no Twitter. Ele citou o caso da Alemanha, cuja contribuição seria de 1% do total, ante 4% dos EUA.

Ainda segundo Trump, a Otan beneficia muito mais a Europa do que os EUA. "Em alguns aspectos, os EUA estão pagando por 90% da Otan, com muitos países nem se aproximando de seu compromisso de 2%", afirmou o presidente.

Os comentários de Trump vieram antes de uma reunião de cúpula que a Otan fará na quarta e quinta-feira (11 e 12), em Bruxelas.

Trump também citou que a União Europeia teria um superávit comercial de US$ 151 milhões com os EUA, com a imposição de "grandes barreiras comerciais" a bens americanos. 

The United States is spending far more on NATO than any other Country. This is not fair, nor is it acceptable. While these countries have been increasing their contributions since I took office, they must do much more. Germany is at 1%, the U.S. is at 4%, and NATO benefits.......— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 9 de julho de 2018
© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por