Operação para a Copa do Mundo no Brasil atingirá 90 aeroportos

Álvaro Castro - Hoje em Dia
16/04/2014 às 08:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:08

Um dos principais gargalos para a realização da Copa no Brasil, os aeroportos serão alvo, a partir de 6 de junho, do Plano de Operação para a Copa do Mundo, que prevê reforço de pessoal e simulações nos terminais por onde passarão as autoridades. O principal objetivo é evitar congestionamentos nas pistas de pousos e decolagens e nos pátios dos aeródromos.

O plano envolve 90 aeroportos, sendo 29 prioritários, que serão coordenados pela Agência Nacional de Aviação Civil e pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea da Força Aérea, outros 45 monitorados e 16 bases aéreas.

Minas Gerais conta com três prioritários, Confins, Pampulha e o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. Seis serão monitorados: Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Ipatinga e o aeroclube do bairro Carlos Prates, em BH.
 

O plano prevê o aumento de 209% de todo o efetivo de funcionários no Brasil, além de um incremento de 123% no número de vagas nos pátios, passando das atuais 1.329 para 2.970. Em Minas Gerais, o principal reforço será de agentes da Polícia Federal em Confins, com um aumento de 490%, passando de 20 para 118 homens.

“Nosso objetivo é garantir infraestrutura para que não tenhamos problemas nos aeroportos durante a Copa. Temos que entender que os aeroportos vão estar permanentemente em obras, principalmente pelo crescente número de passageiros”, justificou o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco.

A demanda prevista para Confins em 2014 é de 14 milhões de passageiros.

Dentre as ações do Plano, estão previstas simulações nos 23 aeroportos das cidades por onde passarão autoridades, imprensa e delegações de futebol durante o Mundial.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, cidade que sediará a abertura, foi o primeiro a receber os representantes de órgãos públicos, companhias aéreas e também da SAC.

Eles passaram a tarde de segunda-feira testando a infraestrutura aeroportuária e os trajetos que serão percorridos por esses grupos na saída e chegada aos terminais.

Belo Horizonte receberá os técnicos da SAC no próximo mês, nos dias 13 (Confins) e 26 (Pampulha).
 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por