O Bundesbank, banco central da Alemanha, acredita que a Grécia precisará de um novo pacote de resgate até o início de 2014, segundo informações de um documento interno, citadas pela revista Spiegel.
De acordo com a revista, os documentos demonstram que o Bundesbank é crítico a mais recente parcela de crédito fornecida à Grécia e com a revisão por parte da troika - Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu - de credores internacionais.
Em 29 de julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a última parcela no valor de 1,7 bilhão de euros, o equivalente a US$ 2,27 bilhões.
No início de agosto, o FMI alertou de que a Grécia enfrentará um déficit de financiamento adicional de aproximadamente 11 bilhões de euros, até o final de 2015, e também informou que a diferença poderia ser maior do que as estimativas.
Um porta-voz alemão disse, em 31 de julho, que a chanceler Angela Merkel e o ministro das finanças, Wolfgang Schaeuble, não veem uma melhora da Grécia no futuro, reafirmando a posição alemã e de muitos economistas de que é inevitável um novo capítulo na saga da dívida grega.
A Grécia recebeu resgates da União Europeia e do FMI desde a explosão da crise de dívida, em 2009, que somam cerca de 200 bilhões de euros, em 2012. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br