Para Bernanke, é preciso meios para medir bem-estar

Agencia Estado
06/08/2012 às 12:48.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:12

O presidente do Federal Reserve, o banco central americano, Ben Bernanke, disse hoje, em declarações preparadas, que os economistas devem buscar meios mais eficazes de aferir o bem-estar, para que possam tomar decisões mais assertivas. Bernanke não discutiu política monetária em seus comentários.

Economistas que focam toda a atenção na análise de dados apenas pelo viés de grandes grupos podem deixar de perceber como alguns indivíduos estão se saindo, afirmou Bernanke em um vídeo pré-gravado, a ser entregue em uma conferência da Associação Internacional de Pesquisa em Renda e Riqueza, em Cambridge, Massachusetts.

Por exemplo, embora alguns indicadores agregados, entre eles os gastos dos consumidores e a renda disponível, "tenham se movido na direção da recuperação, está claro que muitos indivíduos e muitas famílias continuam a enfrentar condições financeiras e econômicas difíceis".

Para obter uma visão mais acurada do impacto da economia, os economistas precisam prestar mais atenção em dados microeconômicos, que podem captar uma ampla gama de experiências entre famílias e empresas, disse Bernanke. Os economistas talvez também precisam desenvolver novas medições que visam ao bem-estar. "Nós devemos buscar medidas mais eficazes e diretas do bem-estar econômico, que é, em última instância, o objetivo de nossas decisões de política", disse.

Por exemplo, os economistas poderiam acompanhar melhor e desenvolver dados que meçam a qualidade de vida, como mudanças na distribuição de renda, mobilidade ascendente, segurança no emprego, confiança sobre as perspectivas de emprego e medidas sobre a habilidade das famílias em absorver choques financeiros, afirmou.

"Todos esses indicadores poderiam ser úteis em medir o progresso econômico ou reveses, bem como explicar a tomada de decisões econômicas ou a projeções de resultados econômicos", disse Bernanke. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por