Integração dos sistemas

PBH muda regras para obtenção de alvará de localização e funcionamento

De janeiro a agosto de 2025, mais de 31 mil licenças do tipo foram concedidas na cidade

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/09/2025 às 14:21.

A Prefeitura de Belo Horizonte mudou o processo de solicitação do Alvará de Localização e Funcionamento (ALF), licença que formaliza e regulariza a atividade de um negócio. Empresas que estão sendo abertas na cidade poderão fazer a solicitação no Portal da Redesim, da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O processo é totalmente eletrônico. 

A integração dos sistemas permite que o requerente não precise fazer solicitações em plataformas distintas. "O objetivo é otimizar o processo de concessão do alvará, imediatamente após a abertura da empresa, oferecendo mais praticidade e agilidade”, disse Gustavo Resgala, diretor de Licenciamento de Atividades em Propriedade e Complementares de Posturas da Secretaria Municipal de Política Urbana.

A mudança também permitirá ao empreendedor verificar e acompanhar a situação do alvará de localização e funcionamento no mesmo ambiente onde inicia o registro da empresa. “Teremos no portal da Redesim o ciclo completo, do registro ao licenciamento”. 

De janeiro a agosto de 2025, foram emitidas 132.394 consultas de viabilidade para abertura de empresas, das quais 86,75% foram aprovadas. No mesmo período, mais de 31 mil alvarás de localização e funcionamento (ALF) foram concedidos.

Página do Empreendedor

Informações e serviços para quem empreende ou quer empreender em BH podem ser obtidas na Página do Empreendedor. Lá, é possível fazer consultas sobre abertura, funcionamento ou regularização de um negócio.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por