Além de ser usado para quitar dívidas, abono vai bancar água, luz e gás
Maior parte das dívidas negociadas estava relacionada a empresas do ramo financeiro (Joédson Alves / Agência Brasil)
O prazo-limite para quitação da última parcela do 13º é 20 de dezembro, e nada menos que 28% dos brasileiros pretendem utilizar o dinheiro para pagar contas básicas, como água, luz ou gás. A maior parte (31%) diz que vai aproveitar o abono natalino para quitar dívidas - entre elas as que ainda vão chegar, como IPTU E IPVA - e 23% têm planos de usar o extra para viajar.
Dados são de uma pesquisa feita pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box. Estudo mostrou ainda que 66% dos consumidores planejam com antecedência como aproveitar o valor recebido.
“A chegada do 13º Salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, comenta Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “Com organização e controle, o valor extra pode representar um respiro financeiro e a oportunidade para se livrar das pendências antes de o ano acabar”, acrescenta..
Entre os entrevistados, 19% declararam que planejam poupar integralmente o 13º salário. Desses, 38% têm intenção de investir o valor, enquanto 29% pretendem usá-lo para criar um fundo de emergência e 21% para compor a poupança.
Honrar as obrigações financeiras é o objetivo de 58,5% dos entrevistados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. No Sudeste, 21,1% dos trabalhadores entrevistados disseram que a parcela final do 13º salário será destinada ao pagamento de matrícula escolar, IPTU e IPVA para começar o ano mais folgados.
A população do sudeste também está preocupada com o futuro, segundo apurou o levantamento. Os dados apontam que 12,4% dos trabalhadores da região pretendem guardar o recurso para investir na própria educação no próximo ano. Outros 9,3% contam com o extra para dar mais vida ao sonho da casa própria, poupar (19,4%) ou até mesmo investir em um fundo de emergência 28,2%.
Com recorde de negociação de dívidas registradas em novembro, a Serasa e a Febraban estenderam os benefícios do Feirão Limpa Nome até o próximo dia 20. . Com mais de 1 mil empresas parceiras, consumidores podem quitar pendências com diversos segmentos, como bancos e cartões de crédito, empresas de telecomunicação, varejo, concessionárias de contas básicas e mais.