O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo recuou 0,7% no mês de setembro com relação a agosto, divulgou nesta quinta-feira, 21, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Na comparação trimestral, o levantamento mostra que a atividade paulista registrou queda de 0,5 no período de julho a setembro, perante o segundo trimestre.
De acordo com o órgão vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional de SP, na comparação do 3º com o 2º trimestre os serviços subiram 0,3%, enquanto a indústria caiu 0,6% e a agropecuária recuou 4,2%. Ainda segundo o Seade, o desempenho da economia paulista no período foi pior do que a média nacional. Conforme estimativas do Banco Central, a atividade econômica do País registrou queda de 0,12% no 3º trimestre em relação ao anterior.
"O PIB nacional mostra grande dependência de influência das commodities, enquanto a economia paulista caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno", afirma a fundação, por meio de nota. O PIB paulista teve crescimento de 1,3% no 3º trimestre de 2013, na comparação com o mesmo trimestre de 2012. De janeiro a setembro a economia paulista cresceu 1,8% ante igual período do ano anterior.
http://www.estadao.com.br