Política monetária ficará acomodatícia, diz Draghi

Agencia Estado
02/10/2013 às 10:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:58

A política monetária do Banco Central Europeu (BCE) vai permanecer acomodatícia pelo tempo que for preciso, afirmou o presidente da instituição, Mario Draghi, em discurso após a decisão de manter a taxa básica de juros em 0,5%. Draghi também disse que o BCE está preparado para usar todos os instrumentos disponíveis em sua política monetária.

"Nossa política monetária continua guiada para manter o grau de acomodação justificado pela perspectiva de estabilidade dos preços e para promover condições estáveis no mercado monetário", disse. "Com relação às condições do mercado monetário, nós vamos permanecer especialmente atentos aos acontecimentos que podem ter implicações para a posição de política monetária e estamos prontos para considerar todos os instrumentos disponíveis", incluindo as operações de refinanciamento de longo prazo (LTRO, na sigla em inglês).

Segundo Draghi, as informações e análises econômicas sustentam as avaliações anteriores do BCE e isso baseou a decisão de manutenção dos juros. "As pressões de preços subjacentes na zona do euro deverão permanecer contidas no médio prazo", afirmou a autoridade, acrescentando que, "em linha com isso, as dinâmicas monetárias e, em especial, de crédito permanecem limitadas".

Reiterando comentários anteriores, Draghi destacou que a inflação continua firmemente ancoradas em linha com o objetivo de manter a taxa de inflação abaixo, mas perto, de 2,0% no médio prazo. O presidente do BCE também chamou a atenção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no segundo trimestre deste ano, que foi positivo após seis trimestres negativos, e para os indicadores de confiança até setembro, que confirmam a "esperada melhora gradual na atividade econômica dos atuais níveis baixos".

Draghi informou que o Conselho Diretor do BCE espera que as taxas básicas de juros permaneçam nos níveis atuais ou mais baixos por um período prolongado de tempo. "Nós vamos monitorar todas as informações que surgirão sobre acontecimentos econômicos e monetários e vamos avaliar qualquer impacto sobre a perspectiva de médio prazo para a estabilidade dos preços", disse.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por