Procura de empresas por crédito sobe 4,5%, diz Serasa

Wladimir D'Andrade
17/09/2012 às 12:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:21

O número de empresas que procuraram crédito em agosto foi 4,5% maior do que o total verificado em julho, informou a Serasa Experian, nesta segunda-feira. Este foi o segundo avanço mensal consecutivo, mas o resultado não impediu que o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito seguisse no campo negativo no acumulado do ano, em -1,5%. Em relação ao mesmo mês de 2011, houve recuo de 4,6%. O indicador é construído com base em uma amostra de 1,2 milhão de empresas.

As variações de agosto ante julho foram parecidas na divisão por porte da empresa. O número de micro e pequenas companhias que procuraram crédito em agosto foi 4,4% maior que no mês anterior. Entre as médias, a demanda avançou 4,7% e, entre as grandes, a alta foi de 4,5%. Na comparação com agosto de 2011, apenas as micro e pequenas tiveram recuo no indicador, de 5,7%, enquanto médias e grandes apresentaram altas de 18,4% e 17,6%, respectivamente.

As empresas comerciais foram o destaque no avanço da demanda por crédito no mês de agosto, com alta de 6,2% frente ao mês anterior. O total de companhias industriais que buscaram crédito em agosto foi 5,6% maior que o verificado em julho e as empresas de serviço subiram 2,6% no período. Na comparação com agosto de 2011, entretanto, os três setores apresentaram recuos de, respectivamente, 5,6%, 6,2% e 3,1%.

As recentes altas mensais, de acordo com a Serasa Experian, apontam para uma recuperação da demanda das empresas por crédito. O momento é de alta por causa do final de ano. "As sucessivas reduções das taxas de juros, a tendência de crescimento econômico mais acelerado neste segundo semestre e as perspectivas de cenário externo menos desfavorável devem proporcionar um pouco mais de dinamismo na busca das empresas por crédito nos próximos meses", afirma a empresa, em nota.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por