Projeto que criava rotativo para carga e descarga em BH é suspenso

Thaís Mota - Hoje em Dia
08/01/2014 às 18:13.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:13
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Um projeto da BHTrans que previa a implantação de um sistema rotativo para carga e descarga foi suspenso após reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e entidades comerciais de Belo Horizonte. Segundo o vice-presidente da CDL, Marcos Innecco, a proposta era de um estacionamento rotativo para veículos de carga, limitado a uma hora.   No entanto, segundo Inecco, além de não solucionar o problema de falta de área disponível para carga e descarga, a medida aumentaria o custo do frete dos produtos. Isso porque as transportadoras teriam que pagar pelo rotativo, além de estarem sujeitas a multas, caso o veículo ficasse estacionamento no mesmo local por mais de uma hora. "Esse custo adicional certamente seria repassado para o consumidor final", garante.   Inecco aponta ainda outro problema que poderia surgir com a implantação do projeto: os flanelinhas. "Conforme a proposta, os motoristas não poderiam renovar o talão de rotativo, então essa situação iria aumentar ainda mais o número de flanelinhas nas ruas. Eles seriam pagos para colocar o rotativo nos veículos apenas quando a fiscalização aparecesse", afirmou.   Ainda segundo o vice-presidente da CDL, o problema que há hoje na capital mineira é a utilização das áreas de carga e descarga por veículos particulares. Entretanto, ele defende que este problema pode ser facilmente resolvido com um reforço na fiscalização feita pelos órgãos de trânsito.    Ele completou ainda dizendo que participou, juntamente com representantes de outras entidades comerciais de BH, de uma reunião na tarde desta quarta-feira (8) com o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, para oficializar a suspensão temporária do projeto de rotativo para carga e descarga. Em nota, a BHTrans não confirmou a realização do encontro, mas confirmou que a proposta foi suspensa e que a CDL foi convidada pelo Poder Público a participar do projeto.    Carga e descarga noturna   Durante as discussões sobre a implantação do sistema rotativo, uma das sugestões levantadas foi a carga e descarga noturna em Belo Horizonte. "Essa seria uma maneira de aliviar o trânsito na cidade. No entanto, isso é válido apenas para parte dos comerciantes e tipo de comércio", alerta o vice-presidente da CDL, Marcos Innecco.   Segundo ele, essa ideia ainda não foi discutida a fundo, mas não atende aos pequenos lojistas que não têm condições de manter gente durante à noite para receber as mercadorias. Além disso, a medida representaria maior risco em relação à segurança e aumento de custos para o proprietário do estabelecimento. Mas, nos casos de bares, restaurantes, postos de gasolina e hotéis, que já funcionam no período da noite, Innecco acredita que seja viável. "Essa é uma realidade para o futuro e apenas para certos segmentos", conclui,   Em nota, a BHTrans informou que não cogitou nem cogita restringir a carga e descarga em Belo Horizonte ao horário noturno. 

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