SÃO PAULO - companhia aérea Gol divulgou nesta sexta-feira (13) que a receita por assento ofertado em seus voos cresceu 24% em agosto sobre o mesmo mês do ano passado, apoiada por nova redução de oferta e aumento de preços de passagens.
A expansão foi a mais pronunciada desde pelo menos maio do ano passado, enquanto o yield, indicador de preços de passagens aéreas, subiu 33% em agosto sobre um ano antes, ficando entre 24 e 24,5 centavos de real.
O crescimento da receita, indicador conhecido no setor como Prask, foi bem superior ao incremento de 9% no preço médio do combustível sobre o mesmo período do ano passado, informou a empresa, que aposta em uma tendência de alta nos preços dos combustíveis e lubrificantes nos próximos meses.
Oferta e Demanda
Diante de um crescimento lento da economia e da estratégia de aumento de rentabilidade da empresa, a demanda de passageiros por voos do grupo caiu 11,5% sobre agosto de 2012 e 12,2% na comparação com julho. Já a oferta, recuou 5,1% e 6,1%, segundo as mesmas comparações.
No segmento doméstico, a Gol afirmou que a demanda caiu 13,8% em agosto sobre um ano antes. Nos voos internacionais, porém, houve crescimento de 17%, apesar da desvalorização do real contra o dólar.
Já em termos de oferta, o segmento doméstico apurou queda anual de 7,6% em agosto enquanto no internacional houve salto de 22,4%.
O aumento foi reflexo da introdução das frequências para Santo Domingo, Miami e Orlando no final do ano passado.
Porém, na comparação mensal, o segmento internacional mostrou recuos de dois dígitos tanto na oferta quanto na demanda, de 19,2% e 28,7%, respectivamente. No doméstico, as quedas foram menos intensas, de 4,3% para a oferta e de 10% na demanda.
Em junho, a Gol ampliou sua meta de corte de oferta no mercado doméstico de 7% para 9% em 2013, em resposta ao fraco desempenho da economia e aumento dos custos com combustíveis. Apesar dos esforços de corte de oferta, o grupo encerrou agosto com uma taxa de ocupação de 66,2% ante 71% no mesmo período de 2012. A Gol afirmou que manteve sua estratégia de aprimorar cada vez mais a atratividade do produto para os passageiros que apresentam um perfil diferenciado pela frequência e padrão de consumo.