Rede hoteleira Arco planeja expansão em São Paulo e reposicionamento da marca

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
01/08/2016 às 07:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:05
 (Wesley Rodrigues/ Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/ Hoje em Dia)

A rede mineira administradora de hoteis Arco aposta no reposicionamento da marca e na expansão em outros estados como forma de sobreviver no saturado setor hoteleiro do país.

A partir de julho, o grupo adotou a marca San Diego, que já assina os seus hoteis, em substituição ao nome Arco. A rede ainda planeja a abertura de duas novas unidades no interior de São Paulo até o final do ano.

Nos últimos dois anos, o grupo dobrou de tamanho, passando de seis para 13 hoteis, entre contratos de administração e contratos de uso da marca. De acordo com o diretor do San Diego, Ruy Araújo, hoje são administradas 1.400 apartamentos, e emprega 400 funcionários.

E a proposta é crescer no futuro próximo. “Abrimos novas oportunidades de crescimento para a empresa com potencial para dobrarmos novamente de tamanho nos próximos dois anos”, projeta Araújo.



A expansão no interior paulista se dá após o grupo passar os últimos cinco anos apostando em cidades pólo de Minas Gerais, como Ipatinga, Uberlândia, Governador Valadares e Passos. No Estado, todas as unidades estampam a bandeira “San Diego Suítes”, de padrão quatro estrelas.

O grupo já têm duas unidades em cidades paulistas, em Aparecida, aberta em 2015, e Taubaté, em operação desde janeiro. As novas unidades paulistas estão previstas para as cidades de Guaratinguetá e São José dos Campos.

“São Paulo é o nosso principal polo e poder implantar hotéis nesse mercado fortalece a nossa presença nacional e nossa força de vendas para os hotéis já existentes”, afirma Araújo.



Para o diretor, o diferencial do grupo está no fato de, por ser pequeno, o custo de funcionamento ser reduzido em comparação com grandes administradoras do setor hoteleiro.

O tamanho também dá mais agilidade no retorno aos investidores, além de facilitar o contato desses com a diretoria do grupo, o que facilita a atração de novos parceiros, avalia.

“Temos profissionais acostumado a atuar em grandes empresas e oferecemos as mesmas ferramentas de gestão e distribuição dos grandes grupos”, diz.



O grupo Arco nasceu em 1997, como braço da Arco Engenharia, tradicional construtora de hoteis em Belo Horizonte. Há oito anos, a Arco Engenharia foi vendida para um grupo espanhol, e o grupo controlador manteve o investimento na administradora de hoteis.



Em Belo Horizonte, o grupo Arco fez uma nova aposta com o reconhecimento da Pampulha como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A unidade San Diego Suítes, que serviu de casa para a seleção chilena durante a Copa do Mundo e fica às margens da lagoa, se tornou, em julho, um “resort urbano”.

A partir de uma parceria firmada com o Iate Clube, que fica em frente ao hotel, os hóspedes das categorias luxo e master passam a ter acesso gratuito a todos os serviços do clube, como quadras de tênis, saunas, piscina e churrasqueira.

“Aproveitando a localização, na Orla da Lagoa, nós criamos uma nova bandeira, que é o San Diego Concept”, explica a gerente geral da unidade Pampulha, Natália Dornas.

O serviço está em funcionamento desde o dia 15 de julho, e o grupo espera que o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco, amplie a atratividade da unidade.

A gerente afirma que o grupo tinha um contato próximo com o Iate desde a inauguração do hotel. “A partir de uma mudança no planejamento gerencial, resolvemos intensificar a proximidade, vendo que poderia gerar benefícios para todos os lados: hotel, hóspede e Iate”, diz.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por