(Flavio Tavares)
Ela já tem oito décadas de existência no mundo, mas está cada vez mais em forma. Fininha e conectada, a televisão é a estrela da casa e de um mercado que não para de crescer e evoluir. Em 2012, pelo menos 15 milhões de aparelhos serão comercializados no país, um crescimento de 6% sobre 2011. E 40% das tevês vendidas terão conexão à web. É o dobro do registrado no ano passado, segundo cálculos da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A sensação da vez são as Smart TVs, aparelhos que transportam para a tela conteúdos de games e vídeos e permitem navegar na internet, com direito a canais de compra e entretenimento. Somente em 2011, foram vendidas no Brasil 2,8 milhões de TVs Smarts. Neste ano, os fabricantes projetam que 5,2 milhões (35% da produção nacional) sejam negociadas até o final de dezembro. Internet “A quantidade de produtos que possuem a smart connection só vem aumentando. Já são 188 modelos de TVs com essa característica contra 79 em 2011, aumento de 138%”, diz Oliver Römerscheidt, gerente de Negócios da GfK Custom Research Brasil, empresa especializada em pesquisas de mercado. Interativa, com diferentes funções e design arrojado. A nova geração de tevês é justamente o motor do setor. Já presente em 96,9% das residências brasileiras, mais do que geladeira (95,8%), rádio (83,4%) e máquina de lavar roupa (51%), de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a onda é reinventar a tela mágica. E as novas tecnologias, para fazerem brilhar os olhos dos consumidores, vêm acompanhadas da redução de preços dos modelos que não são tão novidade assim. Segundo levantamento da GfK, entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço das tevês de tela fina caiu 27%, em média. No caso das smart connections, a queda nos valores foi de 28%. Para o presidente da Eletros, Lourival Kiçula, a evolução tecnológica também influenciou os valores. “O preço dos produtos está caindo por causa das novas tecnologias, da inovação”, diz. Sinal de que a televisão poderá reinar no Natal. Pesquisa da Federação do Comércio de Minas Gerais aponta que, na opinião de 44% dos empresários, os eletrônicos serão os campeões de vendas na data, com destaque para as tevês. Para o varejo, não vai faltar gente pedindo a Papai Noel a substituição das velhas TVs de tubo ou a troca de modelos de tela fina por aparelhos conectados e inteligentes, acionados remotamente via gestos, voz e movimentos.
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